Entrevista com Raul Maciel, premiado com o roteiro de "Agua Viva" no Projeto Sal Grosso.

As filmagens da oitava edição do Projeto Sal Grosso aconteceram de 14 a 19 de abril, na pequena cidade de Miguel Pereira, no sul fluminense. Ano passado (2008), o roteiro selecionado pelo júri da oficina para a produção foi o água viva, de Raul Maciel, da Universidade Federal de São Carlos. A UFSCar, portanto, ficou a cargo da equipe de Direção e as demais funções foram distribuídas pelo júri da Mostra Competitiva Nacional, que escolheu as faculdades que mais se destacaram pelos filmes vistos durante o Festival.
A partir de agora o filme entra em processo de montagem e finalização, e a estréia está marcada para o dia 09 de agosto, na Sessão de Encerramento do 14º FBCU.

Entramos em contato com Raul Maciel e ele nos conta um pouco sobre a sua trajetória com o cinema e também sobre o Projeto Sal Grosso.

O INICIO


O curso de cinema comecei em 2006, na UFSCar, no curso de Imagem e Som. Mas antes mesmo de entrar no Curso eu já gostava de ler livros teóricos de cinema (alguns tão pesados que eu só achava que entendia, depois, quando entrei na universidade, fui ver que entendia muito pouco). E também gostava de brincar com programa de edição de vídeo.

No decorrer do tempo foi ficando cada vez mais claro que era esse mesmo o caminho que eu deveria seguir. Não é pelo fato de que eu gostava de ler livros e já editava vídeos que eu tivesse um conhecimento profundo da coisa. Mas é justamente uma demonstração muito clara de que eu tinha interesse naquilo, mesmo que não tivesse aptidão. E assim foi. Logo que entrei no curso mergulhei nos livros, procurei ter acesso a filmes variados. E assim continuo até hoje. Só mudam os títulos dos livros e dos filmes. O interesse é cada vez maior.

PROJETO SAL GROSSO, A PREMIAÇÃO.


Desde a sessão de encerramento do 13º festival Brasileiro de Cinema Universitário quando recebi a notícia de que fui premiado pelo Projeto Sal Grosso, uma gigantesca onda de pensamentos, sentimentos e sensações me abateu. Há alguns anos, o Projeto Sal Grosso destacou-se no contexto do cinema universitário pelas especificidades de sua estrutura organizacional. O projeto une estudantes de cinema e audiovisual de diversos cursos para a realização de um filme de curta-metragem.

O CURTA, AS EXPECTATIVAS.


São muitas minhas expectativas. Espero trazer “Água Viva” finalizado em 35 mm para que passe no CineUFSCar. Também gostaria de colaborar para a efetivação do Curso de Imagem e Som enquanto participante do Projeto Sal Grosso. Quanto a isso, penso que a nossa seleção para a oficina, assim como a premiação foram fatos fundamentais. Da mesma forma como espero que todo esse contexto estimule os estudantes do curso a enviarem seus roteiros para a seleção.

PLANOS FUTUROS


Ainda não tracei planos muito claros para o futuro. Não sei bem a cidade onde devo estar. Mas posso dizer como alguns planos de curto prazo que tenho são:

- fazer uma pós-graduação, de preferência, com um viés prático, envolvendo também pesquisa de campo;
- desenvolver roteiros com algumas idéias que tenho trabalhado recentemente e trabalhar em projetos para poder inscrever esses roteiros em editais, prêmios e concursos;
- me envolver cada vez mais com o meio das artes cênicas, grupos de teatro e o trabalho de produção de elenco para meios audiovisuais
- participar do máximo possível de sets cinematográficos, independentemente da função que tiver que exercer (gosto muito da energia, da tensão, da ansiedade, enfim, de tudo o que acontece no set).


Raul Parreira Maciel é graduando em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)


3 comentários:

adult travel disse...

Thanks for sharing the interview....

Arth Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arth Silva disse...

O filme é excelente!!!

Postar um comentário